Acabamentos e escolhas

  • 21 de dezembro de 2015
  • Blog

Ao construir ou reformar um detalhe que pode fazer muita diferença no acabamento final é a escolha das maçanetas, puxadores e fechaduras das portas internas e externas. 

O mercado tem uma infinidade de marcas e produtos, para todos os gostos e bolsos. Hoje, vamos focar apenas nas maçanetas e depois fazemos outro post só sobre os puxadores. Ok?!

n2

“Maçanetas servem para puxar portas, abrindo-as ou fechando-as.”

As maçanetas que estão mais em alta são as sem espelho, ou seja, com a maçaneta separada da fechadura, igual à da foto acima. Mas na maioria das marcas elas são vendidas juntas, como uma peça só.

Numa casa, as maçanetas são usadas na maioria das portas. Na porta principal, acho que um puxador fica mais nobre, por ser maior e ter um desenho diferenciado. Portas de correr e pivotantes devem ser analisadas, pois podem ter maçanetas ou puxadores.

SEGURANÇA – Cada modelo de maçaneta possui 3 tipos de fechaduras diferentes, para serem usadas de acordo com o local da porta onde será instalada: externa, interna e banheiro. Atualmente, o modelo para portas externas é o mais usado, mesmo nas portas internas, pois apesar de ser o mais caro é o mais seguro.

De acordo com o site Casa, “o grau de segurança da fechadura pode ser leve, baixo, médio, alto ou máximo, informação que está na embalagem. No caso de fechaduras externas, é recomendável utilizar os graus alto ou máximo, que dificultam arrombamentos. As fechaduras eletrônicas, que funcionam com senhas ou biometria (impressão digital), começam a pesar menos no bolso e serem mais usadas. E fica a ressalva: porta, batente e dobradiças, aliados a uma fechadura adequada, devem formar um conjunto de qualidade para propiciar proteção.”

n3

DESENHO – As maçanetas do tipo bola e do tipo alavanca são as mais comuns. O tipo alavanca é mais prático, ideal para locais com idosos e/ou portadores de necessidades especiais.

n4

ACABAMENTOS – Podem ser feitas de zamac (o mais barato e menos resistente), latão alumínio, depois recebem um banho cromado ou cromo acetinado – numa maçaneta de qualidade ruim essa cor pode descascar. Já as maçanetas feitas de aço inox recebem acabamento polido, acetinado ou escovado, e são mais resistentes. Lembre-se: se você mora em região litorânea ou áreas com alta umidade o cuidado com o acabamento deve ser redobrado. Os acabamentos fosco, escovado e acetinado são mais atuais.

 

QUAL ESCOLHER – Faça uma pesquisa, converse com nossos atendentes. Tem gente que gosta dos modelos com design mais limpo, com formas retas, base quadrada e acabamento em aço escovado ou cromo acetinado. Essas 4 da foto acima são alguns exemplos, mas se vocês navegarem pelo menu de produtos do site verão vários modelos parecidos com estes acima citados, ou façam uma visita em nossa loja, que será um prazer atender você aqui na PAVA FECHADURAS.

PREÇO – Das opções acima, e de várias outras que temos os valores variam, e com certeza temos o produto que você precisa no valor justo a pagar.

n6

INSTALAÇÃO – A altura média para a instalação das maçanetas é 110cm do piso.

PORTAS – Já que estamos falando das portas internas, prefiro portas de mdf com acabamento em laca branca. Elas podem ser lisas ou com frisos em baixo relevo (igual à foto acima). Para o alisar acho que o mínimo é 7cm, mas o de 10cm dá um efeito mais bonito. Eles podem ser maiores, mas aí o tamanho da porta tem que ser considerado para não ficar desproporcional.

Faça sua escolha que nós da PAVA FECHADURAS temos vários modelos de fechaduras, maçanetas e puxadores a disposição, venha nos fazer uma visita.

Mais Notícias

Decoração está nos detalhes. A começar pelas fechaduras

Toda decoração de interior passa pelas portas. Elas precisam seguir a tendência proposta pelo arquiteto, tanto…

Porta de entrada tem que arrasar e o puxador também

Se a primeira impressão é a que fica, a porta de entrada tem que ser de…